segunda-feira, 6 de junho de 2011

Projetos sociais

Os profissionais de educação física podem trabalhar em diversos ambientes, entre eles estão os projetos sociais. Neles os profissionais trabalham com crianças, adolescentes e idosos, muitas vezes na zona de risco social ou carente.
Poucas pessoas se interessam em trabalhar em projetos sociais inicialmente, por acreditarem que não serão bem remunerados, não terão boas condições de trabalho, estarão em risco. Mas ao fazermos as visitas e realizarmos entrevistas com os profissionais que trabalham nos projetos sociais percebemos que o salário é bom, em média R$20,00 hora/aula (superior ao salário pago em academias), as condições de trabalho são boas, e os professores têm materiais bons e variados para exercerem a profissão. Além de o salário ser interessante, é gratificante para o profissional poder ajudar pessoas que necessitam dele.
Os profissionais que atuam nos projetos sociais têm a função de ensinarem a prática de esportes (nos projetos visitados, por exemplo, ensinam fusal, balé, natação, artes marciais, ginásticas, judô), incentivarem as crianças e os idosos a realizarem exercício físico diariamente, acompanharem as atividades desenvolvidas pelos beneficiários. Um dos principais objetivos do profissional de educação física é melhorar a qualidade de vida das pessoas através do lazer e da prática regular de exercícios físicos. 
Os projetos se sustentam por meio de verbas vindas de patrocinadores, venda de produtos de produção própria, verba vinda da lei de incentivo ao esporte e do governo de Minas Gerais.

Um comentário:

  1. O projeto social nasce do desejo de uma ou várias pessoas de mudar a realidade em que vive. Existem diversos projetos sendo desenvolvidos no Brasil. , todos objetivam atingir a mesma meta: mudar a realidade em que vivem. Para um bom projeto é necessário conhecer bem a realidade problema, para isso torna-se necessária uma boa pesquisa para levantar os principais dados. E assim montar o projeto para mudar.
    entre no link abaixo:http://redeglobo.globo.com/TVG/0,,3915,00.html

    ResponderExcluir