segunda-feira, 20 de junho de 2011

Área da saúde: novo campo de atuação para o profissional de Educação Física

O professor de Educação Física foi recentemente reconhecido como profissional atuante na área da saúde, tendo como campo de atuação hospitais, postos de saúde e academias que atuam principalmente na prevenção de doenças.
O hospital Sarah Kubitschek trata-se de uma instituição pública não – estatal que admite professores de Educação Física a partir de uma prova teórica, prática, entrevista e avaliação de um treinamento de oito meses. Com uma média salarial de oito mil reais e carga horária de 40 horas semanais, o profissional atuará na reabilitação de pacientes com deficiência no aparelho locomotor inserindo-os em práticas esportivas adaptadas e realizando trabalhos de condicionamento físico e aprimoramento motor.     
Outra instituição de destaque na área da saúde é o Laboratório do Movimento, programa de extensão da EEFFTO da Universidade Federal de Minas Gerais coordenado pela professora Kátia Borges. O programa oferece atividades físicas, de lazer e de reabilitação com enfoques diferentes para cada projeto desenvolvido no local, sendo que o profissional atenderá diversos públicos como cardiopatas, pessoas com síndrome metabólica, deficientes físicos, transplantados, trabalhadores, mães com filhos internados no hospital e idosos. O profissional que desejar atuar no local deverá ter experiência na área e terá seu currículo avaliado pela equipe coordenadora.
Outra possibilidade de atuação do professor é                 nas Academias da Cidade vinculadas ao projeto BH Saúde que proporciona atendimento gratuito a população. O profissional será contratado pela prefeitura de Belo Horizonte e atenderá portadoras de doenças cardiovasculares, acidente vascular encefálico e de hipertensão, com atendimento praticamente individualizado.
A área da saúde trata-se, portanto de um mercado promissor para o professor de Educação Física com salários relativamente satisfatórios e estudos recentes que auxiliam atuação do profissional na área.

Um comentário:

  1. Muito legal esse novo horizonte que está se abrindo para os profissionais de Ed Física. Pra mim, a prática de atividades físicas, em várias escalas, sempre esteve relacionada a saúde e bem estar.
    Valeu galera de Minas, tá massa o blog... visitem o nosso blog de lutas... PUCPR, Curitiba.

    ResponderExcluir